domingo, 25 de setembro de 2016

Vindimas Vinhos Verdes - Pequenos Rebentos "À Moda Antiga"

Ainda não arranjei explicação, mas sempre que estou perto de uma vindima, a minha cabeça fica na lua... Resultado: Trabalho acrescido!


Começando pelo inicio... Na Região dos Vinhos Verdes, como já disse anteriormente, não temos vinhas próprias, por essa razão temos de comprar uvas.



Deixamos-nos levar por Amarante, onde este ano, fazemos os nossos vinhos. Também em Amarante, o Sr. Henrique tem uma pequena vinha onde plantou varias castas, entre elas três muito especiais... O Alvarinho, O Arinto e o Avesso. 



Que me perdoem, os meus amigos que defendem, que o Alvarinho, só se exprime verdadeiramente na sub-região Monção-Melgaço. Eu também partilho dessa opinião, no entanto, e nos últimos anos tenho provado verdadeiras relíquias oriundas de micro-terroirs fora da sub-região.



2016 é um ano particularmente difícil um pouco por todo o País e a Região dos Vinhos Verdes não é exceção. Nesta altura, os cachos apresentam-se em regra geral muito mais pequenos que o normal, deixando a pensar, que o rendimento será baixo.



Tenho quase a certeza que este ar dentro da vinha, fresco, floral e intenso estará presente dentro de cada garrafa.



Como a adega não tem equipamentos para receber micro-vinificações, tenho que inventar....



Vai daí, recolho as uvas em três dornas, com recurso ao gelo seco + acido ascórbico, de forma a evitar oxidações. Desta forma evito, assim, usar sulfuroso.



Objectivo: macerar as peliculas junto com o mosto. Um processo que se fazia antigamente.



Como as uvas entraram pouco frescas, aplico sacos de gelo, para tentar baixar a temperatura das massas e poder fazer uma pré-maceração fermentativa a frio.



O gelo, à falta de melhor, é sempre um excelente ajudante.



Conseguir extrair, estrutura, aromas, intensidade e alguma rústicidade, é o propósito.
Enfim, fazer um vinho "À Moda Antiga"!



Deixo arrancar a fermentação, e faço uso dos equipamentos atuais, para trasfegar o vinho para as barricas :)


Filtro as peliculas e bagos.



E juntamente com o mosto de prensa, deixo fermentar nas barricas com as borras totais.
Se correr bem, este vinho dará inicio a uma nova marca na gama dos Pequenos Rebentos.

Assim, começa a vindima dos Pequenos Rebentos na Região dos Vinhos Verdes, desta vez À Moda Antiga :)









Sem comentários:

Enviar um comentário