quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Novidades para o fim do ano





Com a chegada do fim do ano, mais uma vez, chegam também alguns dos vinhos, que se encontravam esgotados há já algum tempo e mais uma novidade.



O regresso de um vinho especial... O
Proibido Grande Reserva Douro Tinto 2015
Mais um grande ano para este vinho, que começou em 2010 a sua saga. Com uvas provenientes de vinhas entre os 40 e os 80 anos, este ano, na minha opinião, encontramos um vinho mais redondo, que nada pesa no conjunto, acompanhado pela excelente acidez, pronto para beber agora ou guardar durante os próximos 20 anos.
 Está disponível em caixas de madeira de 3 garrafas, desde o fim de Outubro em garrafeiras e restaurantes selecionados.


2016, foi um ano dificil para a viticultura, mas ainda assim, o nosso
Permitido Doc Douro Branco 2016,
encontra-se em grande "forma", considerando o verão quente, mas sobretudo as noites quentes deste verão, fez baixar um pouco da acidez vibrante que já é costume encontrar neste vinho. Este ano, o Rabigato, foi domado, e estamos perante um vinho pronto a beber, mas também a deixar umas garrafas de parte, a ver como se comporta este «vinho do granito».





A entrada de um novo vinho no mercado, promete...
Permitido Douro Branco de Centenária 2016
 Feito com uvas do Douro Superior, proveniente de uma Vinha Centenária plantada no século XIX, a quase 800m altitude, este vinho fermentou de forma espontânea, sem controlo de temperatura, em barrica de 700L e onde permaneceu por 10 meses nas borras totais. Estamos a falar de +-15 castas que compõe este branco, nomeadamente, Folgazão (Terrantez), Dona Blanca, Verdelho, Siria, Malvazia Rei, e outras que ainda estão por identificar. Foi engarrafado sem filtrar ou estabilizar.
Trata-se de uma edição numerada e limitada a 1.193 garrafas.
Penso que estamos perante um vinho que não tenho memória de ter provado nada igual, sobretudo pela forma tão natural e subtil que se apresenta.


Fica um pequeno reparo, para as pontuações que a critica foi dando ao longo do ano sobre os nossos vinhos. Estamos muito satisfeitos. No entanto, parece-nos que temos responsabilidade acrescida para as próximas colheitas... E não podemos esquecer, que isto de fazer vinho, também, é um negócio "sem telhado"!!



Se é Profissional e tem dificuldade em encontrar os nossos vinhos, consulte em baixo a lista dos nossos Distribuidores no País:

 Alto Minho - Soutivinhos (V. P. Âncora)
Minho - Costas & Oliveira (V. N. Famalicão)
Porto e Grande Porto - Garrafeira Particular (Valongo)
Alto Douro - Casa da Villa (Amarante)
Guarda - Garrafeira A Botelha
Aveiro - Garrafinhas (Àgueda)
Coimbra - ViniGomes
Leiria - João Wine and Spirits
Lisboa -  Garrafeira Nacional
Lisboa - Wines 9297
Algarve - Saint Graal









1 comentário:

  1. Caro Márcio, possuo os seus vinhos pequenos rebentos vinhas velhas e o Proibido grande reserva, sou de Abrantes e desejava adquirir o vinho Ensaios Soltos, onde posso arranjar online? Bem haja Luís Diogo mail: ldiogo@sapo.pt

    ResponderEliminar